Sejam Bem Vindos

Aproveitem sem moderação

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Neurofisiologia do intestino neurogênico

    O intestino neurogênico é uma alteração prejudicial à função gastrointestinal e anorretal, resultante da lesão do sistema nervoso, podendo levar a complicações. Pesquisas relatam como consequências do intestino neurogênico, alta prevalência de queixas gastrointestinais e impacto negativo na qualidade de vida. (28) 
    A interrupção da continuidade dos nervos determina, também, alterações do controle intestinal. Nas lesões de nível mais alto o distúrbio está, principalmente, relacionado com inatividade da parede intestinal e nas lesões mais baixas com incontinência. (29) 
    Um movimento intestinal acontece quando o reto (a última porção do intestino) se torna cheio de massa fecal e os músculos em torno do anus (esfíncter anal) se abre para eliminar a massa. Com a lesão da medula, danos nos nervos que permitem uma pessoa controlar seus movimentos intestinais podem ocorrer. Se uma lesão medular ocorrer acima do nível de T-12 a habilidade de sentir quando o reto está cheio pode estar perdida. O esfíncter anal mantém-se firme, mas os movimentos intestinais que ocorrem baseados nos reflexos não serão percebidos. Isto significa que quando o reto estiver cheio o reflexo de defecação, chamado de Reflexo Intestinal do Neurônio Motor Superior, ocorrerá promovendo o esvaziamento do intestino sem que a pessoa possa controlar o ato. Este tipo de problema pode ser controlado se este reflexo for provocado em lugar e em tempo socialmente apropriado. 
    A Lesão Medular abaixo do nível de T-12 pode danificar o reflexo de defecação e relaxar o músculo do esfíncter anal. Isto é conhecido como Neurônio Motor Inferior ou Intestino Flácido. Controlar este tipo de intestino pode ser mais problemático e requer tentativas mais frequentes de esvaziamento intestinal e retiradas forçadas ou manuais das fezes. 
    Ambos os tipos de intestino neurogênico podem ser controlados com sucesso para prevenir movimentos intestinais imprevistos ou outros tipos de problemas tais como a constipação, diarréia e fecaloma. (29) 
    Previamente ao processo educativo devemos estar atentos para o fato de que existem dois padrões de básicos para intestino neurogênico, cujo conhecimento é indispensável para traçar o programa de controle intestinal: 

· Intestino reflexivo ou espástico – resulta da lesão cervical ou toráxica. As lesões nestes níveis interrompem as mensagens entre o cólon e o cérebro. A medula espinhal ainda coordena reflexos do intestino. Apesar de não sentir a necessidade de eliminar as fezes, os movimentos peristálticos persistem. Neste caso o cólon responde com movimentos peristálticos reflexos para empurrar as fezes, quando ocorre o estímulo dígito anal ou químico. 

· Intestino arreflexivo ou flácido – resulta da lesão medular no nível lombar e sacral ou ainda em ramos nervosos intestinais. Neste caso haverá diminuição dos movimentos peristálticos e redução do controle reflexo do esfíncter anal. (29)












Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste