Sejam Bem Vindos

Aproveitem sem moderação

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Medicamentos mais utilizados

Cloridrato de oxibutinina (RETEMIC) 

    O Cloridrato de Oxibutinina atua como agente anticolinérgico e é uma amina terciária que tem ação anti-muscarínica e, principalmente, ação antiespasmódica na musculatura lisa vesical. Não se sabe especificamente em qual receptor muscarínico ela age. Entretanto, acredita-se que tenha maior afinidade pelos receptores M3. No músculo detrusor os receptores parassimpáticos presentes são do tipo M2-M3, embora a maioria seja M2. Assim, o cloridrato de oxibutinina atua de forma a aumentar a capacidade vesical, diminuir a frequência miccional e atrasar o estímulo inicial da micção. 

    A indicação de uso é para os pacientes com hiperatividade vesical de origem motora ou sensorial, pois alivia o espasmo vesical, diminui a micção involuntária, melhora a capacidade e continência da bexiga, reduz a infecção e a lesão renal; relaxa os músculos lisos dos ureteres e da parede vesical. (19) 

    Suas orientações como enfermeiro: aumento da ingesta hídrica, usar enxagues orais frequentes. 





Macrodantina (anibiótico)


    A nitrofurantoína é um composto sintético ativo contra uma variedade de microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos. O desenvolvimento de resistência nos microrganismos suscetíveis é raro, e não há resistência cruzada. O mecanismo de ação danitrofurantoína permanece desconhecido. E administrada por via oral e sofre absorção rápida e completa pelo trato gastrintestinal. E excretada muito rapidamente pelos rins. 

    O uso clínico da nitrofurantoína limita-se ao tratamento das infecções do trato urinário 

  Os efeitos indesejáveis, como distúrbios gastrintestinais, são relativamente comuns, e podem ocorrer reações de hipersensibilidade que afetam a pele e a medula óssea (por exemplo, leucopenia). Foi relatada a ocorrência de hepatotoxicidade e neuropatia periférica. (20) 





Vitamina C 


    Uma das opções para o tratamento das infecções urinárias têm sido a utilização de métodos naturais como o uso da vitamina C. Esta deixa a urina mais ácida, diminuindo as chances de sobrevivência da E.Coli, no caso de chegar à bexiga. (21) 

    Foi evidenciado em estudos que, o aumento da concentração plasmática de vitamina C era associado à melhora dos componentes do sistema imunológico, tais como, a atividade antimicrobiana e das células natural killer, a proliferação de linfócitos e a quimiotaxia. 

    Contribui também com o aumento da acidez da urina, diminuindo a chances do crescimento bacteriano. (22) 





Cloridrato de alfusozina (Xatral) 


    Reduz a pressão uretral, tratamento de sintomas funcionais da hiperplasia prostática benigna, para facilitar o cateterismo e evitar a instalação da ostomia. 

   Você deve orientar e atentar para a: verificação do pulso antes da administração, verificação da PA regularmente, levantar devagar para evitar hipotensão ortostática. 





Norfloxacino 


    Agente antibacteriano de amplo espectro indicado para: tratamento de infecções do trato urinário altas ou baixas, complicadas ou não, agudas ou crônicas. Estas infecções incluem: cistite, pielite, cistopielite, prostatite crônica, epididimite e aquelas associadas com cirurgia urológica, bexiga neurogênica ou nefrolitíase. 

    Oriente quanto ao: aumento da ingestão de líquidos, uso de protetor solar (devido a fotossensibilidade). 





Ciprofloxacino (Cipro)


    O ciprofloxacino é um quimioterápico de amplo espectro utilizado para o tratamento de patologias causadas por microrganismos gram-positivos e gram-negativos sensíveis. É absorvido rapidamente após administração oral, apresentando biodisponibilidade superior a 80%. (14) 

    Orientações de enfermagem: aumento da ingestão de líquidos, evitar alimentos cafeinados, administrar uma hora antes ou duas horas depois das refeições.












Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste