Sejam Bem Vindos

Aproveitem sem moderação

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cateterismo Vesical - Técnica Limpa Intermitente

    Uma forma de abordagem para pacientes com traumatismo raquimedular é a orientação para o uso de técnica invasiva utilizando o Cateterismo Vesical Intermitente Técnica Limpa. A técnica consiste na introdução do cateter vesical previamente lubrificado pela uretra até a bexiga em períodos diários pré-estabelecidos e na sua remoção após a drenagem urinária. A finalidade do CVITL é prevenir a distensão exagerada da bexiga, lesões de bexiga uretra região genital e pele, além disso, fornecer qualidade de vida ao paciente. (9) 


    A realização do CVITL deve contar com profissional treinado e habilitado para ensinar o manejo ao cliente e a família além de condições mínimas de realização da técnica tais como (10): 

- Um banheiro ou local para a disposição do material e água corrente para lavagem das mãos na técnica limpa; 



- O material completo (gel anestésico, sonda uretral de tamanho adequado ao calibre da uretra, sabonete – de preferência líquido, toalha de papel descartável ou toalha limpa, recipiente para coletar de urina); 




- Ambiente tranquilo. 


     O treinamento do paciente lesado medular deve ser iniciado tão logo seja necessário, ou seja, após o diagnóstico de disfunção urinária. Nesse contexto o enfermeiro é a pessoa mais indicada para esse treinamento, pois a sua formação inclui a educação para a saúde, principalmente daqueles que estão no processo de reabilitação. Sendo assim o enfermeiro deve ensinar tanto para o paciente quanto para o familiar a lavagem correta das mãos demonstrando o passo a passo, orientar para higienização da região genital em especial a uretra, apresentar o material seus nomes e onde podem ser adquiridos, explicar de forma de fácil entendimento a anatomia do trato urinário e a fisiologia da micção. (10)












Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

teste